Por que seguir um plano de treino antes de uma prova?

saber+como+treinar

Nadar em águas abertas, fazer uma prova de triathlon, um Ironman ou simplesmente se arriscar em disputas na piscina. Se você pretende se tornar um nadador – e atleta – melhor, vale a pena seguir um plano de treinos.

Ter um bom desempenho na natação depende, basicamente, de investir nos treinos certos e ter disciplina. Quem é triatleta, principalmente, tem refletido na bicicleta e na corrida os efeitos da prova de natação e, por isso, um bom treinamento é essencial para superar essa fase da melhor forma.

Quantas vezes por semana nadar e como fazer os treinos

Essa é a dúvida da maioria dos atletas que desejam fazer uma prova de natação, independentemente do seu tamanho ou tipo. 

A resposta, como você deve imaginar, varia de acordo com cada pessoa e, por isso, é fundamental ser avaliado individualmente, de acordo com seus objetivos e situação atual de treinamentos.

Atletas do Ironman, por exemplo, nadam cerca de quatro vezes por semana – um número suficiente para a maioria. Entretanto, nadadores mais experientes ou que desejam alçar voos mais altos (como o Mundial de Kona, por exemplo), podem até aumentar mais um dia nessa planilha.

Mais importante ainda do que quantos dias por semana treinar, é fundamental saber como treinar. Por isso mesmo, o plano de treinos personalizado antes da prova oferece grande auxílio. 

Geralmente, os treinos recomendados para triatletas em geral incluem:

Treinos longos (e aeróbios), representando a sessão mais volumosa. Em geral, esse período engloba treinos de baixa intensidade com séries específicas, dependendo do tamanho da prova e do tipo de objetivo de cada atleta.

Teste de ritmo, uma vez que provas como o Ironman, por exemplo, exigem muito mais constância e resistência do que velocidade. Por isso, para avaliar o melhor ritmo para você, o plano de treino inclui avaliações do ritmo ideal do atleta, que não pode gastar todas as suas energias no início da prova e perder rendimento na sequência.

Séries de velocidade também são muito importantes e devem ser mescladas com outras sessões no plano de treino. Embora provas de resistência sejam mais “lentas”, é fundamental incluir velocidade em alguns treinos. Isso porque, ao melhorar a técnica e a eficiência do nado, consegue-se nadar melhor em velocidades mais baixas.

Treinos de força, com uso de palmar, pé de pato, elásticos ou paraquedas são fundamentais em uma rotina de treinos. Eles são realizados quase que todos os dias e ajudam a trabalhar a musculatura para exercer mais força durante o movimento do nado. 

Foco na mecânica do nado: o segredo para evoluir

Um plano de treinos de natação pode – e deve – contemplar a mecânica do nado. Pode parecer chato, mas educativos e treino de outros estilos ajudam a evoluir e corrigir problemas que atrapalham o seu desempenho.

Esse tipo de prática ajuda a desenvolver o feeling na água e elevar o trabalho específico de força. 

Quando você melhora sua técnica, todo o desempenho na piscina ou no mar muda. Você desliza com maior facilidade, gasta menos energia para se locomover e aproveita muito melhor o seu deslocamento.

Com um plano de treinos bem elaborado e planejado de acordo com as suas necessidades e objetivos, fica muito mais fácil ter sucesso em uma prova, evitando lesões, resultados abaixo do esperado ou abandonos.

Conheça melhor como funciona o plano de treino de natação e veja como você pode se beneficiar dele!