Treino de força: como e quando aplicá-lo

treino-de-força

Treinos em piscina podem ter uma série de finalidades, dependendo do objetivo de cada atleta. Quando o assunto é elevar os níveis de força, o treino de força é ideal, pois sobrecarrega a musculatura e melhora o desempenho no dia a dia e em competições.

Quando você eleva a tensão nas fibras, obtém como resultado um ganho de força. Para tanto, é fundamental utilizar alguns materiais, que ajudam a maximizar esses resultados. Palmar, pé de pato, paraquedas e até elásticos podem ser usados.

Como realizar um treino de força na natação

O treino de força na piscina precisa incluir o uso de materiais. Palmar e pé de pato, além de intensidades muito altas, são necessários. Ao fazer isso, você coloca resistência nos treinos e eleva a força para realizar o movimento do nado.

Existem algumas formas de se fazer isso, que incluem:

- Elevar o arrasto, utilizando paraquedas ou nado atado com elástico. Quando isso acontece, para que nadador gere deslocamento, precisa fazer mais força. 

- Aumentar as alavancas de força, com o uso de pé de pato ou palmar. Assim, elevamos a alavanca e a quantidade de água a ser deslocada. 

- Isolar o trabalho dos grupos musculares, utilizando prancha ou flutuador. Em ambos os casos, todo o trabalho de se deslocar na piscina é isolado para os membros superiores ou inferiores. Dessa forma, sobrecarregamos a musculatura e as articulações.

Quando aplicar o treino de força

Os treinos de força são aplicados periodicamente, quase que diariamente na natação. Para executá-los, no entanto, não é necessário utilizar grandes resistências, já que a musculatura necessita de um tempo para se adaptar a essa sobrecarga. 

O ideal é que, com o passar do tempo, a intensidade dos treinos de força seja elevada. Para isso, no entanto, é fundamental ter um programa de treinos para considerar o tempo de adaptação do corpo e adequação a essa nova rotina.

Se bem orientados e executados, os treinos de força melhoram – e muito – o desempenho de nadadores e triatletas. Invista neles!