Hidratação na água

hidratação.png

A desidratação em atividades na água é menor que em outros esportes fora da água, mas nem por isso deve ser deixada de lado, afinal a desidratação é fator limitante em qualquer esporte!

O exercício aumenta a produção de calor e isso força o organismo a acionar diferentes mecanismos a fim de eliminar esse calor e manter equilíbrio.

O principal mecanismo para controle térmico é a sudorese, ou seja, o calor é eliminado através da produção de suor que gera perda de água e eletrólitos. Uma vez lançado pela pele o suor deve evaporar, mas ambientes quentes e úmidos podem dificultar esse processo.

O estado de hidratação pode ser conferido pela coloração da urina, quanto mais clara melhor está a sua hidratação!

O ideal é sempre iniciar uma prova ou competição bem hidratado. Outra dica valiosa é não esperar a sede aparecer para beber água, uma vez que a sede é um sinal tardio de desidratação!

A quantidade de líquido que deve ser ingerida pré, durante e após competições variar muito de acordo com cada indivíduo, assim como o tipo de bebida a ser ingerida.

Líquidos gelados, adicionados de carboidratos e eletrólitos melhoram a absorção da água e portanto são mais eficazes na hora de hidratar, mas vale lembrar que  a escolha o tipo de líquido a ser ingerido e sua respectiva quantidade pode variar muito de acordo com o tipo de treino, duração de treino e características individuais. Consulte seu nutricionista para saber o que é mais adequado para você!