Gripes e Exercício

Sistema Imune - prevenir é a mulher pedida!

Começou a temporada de esquenta, esfria e com ela a fase de gripes e resfriados!

Essas alterações drásticas de temperatura, assim como maior aglomeração em locais fechados aumentam a chance de ficar doente, o que impacta de maneira extremamente negativa na performance, além de prejudicar o ritmo dos treinos.

A melhor maneira de enfrentar essa fase é começar ela bem preparado, afinal o melhor remédio é prevenir!

Aqui vão então algumas dicas valiosas de como sua alimentação pode impactar melhorando seu sistema imunológico!

- se alimente antes de fazer exercício – a falta de energia além de impactar negativamente a performance e cognição pode ainda enfraquecer seu sistema imune e te tornar mais suscetível a gripes, resfriados e afins. Já ao praticar atividade física regular bem alimentado, fortalece seu sistema imunológico.

- bebidas com probióticos como iogurtes, uso de kefir, kombucha, aumentam a imunidade, uma vez que a barreira intestinal é uma das mais importantes. Probióticos são bactérias boas que ajudam o corpo a se proteger de infecções, inflamações e até mesmo de algumas doenças crônicas como diabetes, hipertensão e dislipidemias. Uma boa saúde intestinal garante uma microbiota saudável, logo capriche na alimentação reforçando a quantidade de fibras e de alimentos com probióticos!

- reduza a ingestão de alimentos que podem estar relacionados a queda de imunidade como excesso de açúcar, gordura e álcool.

- glutamina – este aminoácido pode sim impactar diretamente na saúde de atletas, ela é o principal nutriente para as células do intestino, deixando essa nossa barreira reforçada, mas vale lembrar – nunca se auto suplemente, procure sempre a orientação do seu nutricionista.

- vitamina C – ao contrário do que muitos pensam ela não é responsável por prevenir gripes e resfriados mas por reduzir o tempo de duração da doença, logo não adianta usar doses extremamente altas achando que estará protegido! Vale destacar que altas doses de vitamina C podem ser tóxicas para o organismo! Fica a dica para não exagerar, e se lembre que frutas cítricas e verduras verde escuras são excelentes fontes de vitamina C! Mas aproveito para quebrar um mito: suco de laranja além de calórico não é a melhor fonte de vitamina C, o suco de limão tem o dobro de vitamina C e nenhuma caloria, logo fique com a limonada e prefira comer a laranja ;-)

- multivitamínicos – são importantes apenas quando de fato existe uma deficiência, para atletas que tem uma alimentação balanceada e equilibrada não são essenciais! Novamente lembro de que nunca se deve auto suplementar afinal o excesso de vitaminas e minerais pode não ser benéfico, procure sempre orientação de um profissional!

- sono – muitos esquecem mas a qualidade do sono influi e muito na nossa saúde e em especial na nossa imunidade, procure fazer uma refeição leve antes de dormir, uma vez que refeições gordurosas e em grande volume dificultam a digestão e influenciam consequentemente na qualidade do sono.

- antioxidantes naturais – capriche na quantidade de verduras e legumes, especialmente crus e também nas frutas em especial as cítricas!

- cúrcuma – tempero queridinho do momento é de fato extremamente efetivo! A curcumina presente na cúrcuma tem alto poder antioxidante e melhora a imunidade. Vale adicionar como tempero em aves, massas e risotos e misturado no leite também é uma excelente pedida!

- nuts – nuts como castanhas nozes e amêndoas são fontes de excelentes antioxidantes e por isso podem ajudar na imunidade e na recuperação pós treino!